Terremoto de 8,9 atinge o Japão e gera Tsunami

Posted on março 11, 2011 por

5


Um forte terremoto de magnitude de 8,9, atingiu a costa nordeste do Japão nesta Sexta-Feira (11/03/2011), segundo informações do Serviço Geológico dos EUA (USGS). O tremor matou até este momento, cerca de 500 pessoas. Com o terremoto também se formou um tsunami que ameaça toda a costa do Oceano Pacífico, este tremor foi o 7º Pior da História. Segundo algumas estimativas 4 Países podem sofrer com tsunamis esta manhã, Indonésia, Filipinas, Havai e Papua Nova Guiné.

Tremor no Japão Arassa Casas Perto do Aeroporto

Tremor no Japão Arassa Casas Perto do Aeroporto de Sandai

Logo depois do terremoto, o Japão emitiu um alerta para ondas gigantes de até 6 metros de altura. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, uma agência americana, também emitiu alertas para toda a costa do pacífico menos para os Estados Unidos e o Canadá, segundo dados, as ondas podem chegar em até 10 metros. O tremor ocorreu por volta das 14h46 (hora local e 2h46 de Brasília), e foi seguido de ao menos 33 fortes tremores de magnitude superior a 5.

Os problemas no Japão tomaram proporções maiores, quando a Usina Nuclear de Onagawa pegou fogo após o tremor, o Japão declarou “emergência nuclear”. Segundo autoridades Japonesas as tentativas de resfriamento do reator não estava indo como planejado, o setor das turbinas pegou foto completamente. Apenas esta usina sofreu danos, as demais da região foram desligadas e fechadas por medida de segurança.

Tsunami Invade Aeroporto de Sendai

Tsunami Invade Aeroporto de Sendai

O efeito do tremor não fica apenas nas casas e construções, a Economia dos Países Asiáticos também foi atingida. As bolsas de valores asiáticas despencaram no último pregão desta semana. O Índice Nikkei 225 da Bolsa de Tóquio, registrou perda de 1,72%, as ações da Honda Caíram 2,65% seguidas pela Sony que caiu 2,23%, a Nissa 2,21% e a Toyota 1,51%.

Anúncios
Posted in: Mundo