Usina Nuclear no Japão tem vazamento de Radiação

Posted on março 12, 2011 por

0


O Porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, confirmou neste sábado (12/03/2011) que houve uma explosão e um vazamento radioativo na usina nuclear  Fukushima Daiichi, em Okumamachi na província de Fukushima. O Local onde fica a Usina foi um dos mais afetados pelo terremoto de 8,9, que foi seguido de enormes tsunamis que invadiram a costa do Japão. A area em torno da Usina tem um isolamento num Raio de 10 Quilômetros.

Usina Nuclear Explodindo no Japão

Usina Nuclear Explodindo no Japão (Fonte G1)

A explosão foi ouvida antes e após mais uma forte réplica do Terremoto, a fumaça branca podia ser vista na área. Segundo Kyodo, os feridos deste acidente estavam trabalhando para lidar com os problemas causados pelo tremor. O Canal Japones NHK aconselhou aos japoneses que permaneçam em casa e fechem as Janelas, em um perímetro maior que 10 Quilômetros da região onde fica a Usina, e que também evitem tomar água da Torneira.

A Agência Japonesa de Segurança Nuclear e Industrial, descartou a possibilidade de que o contêiner do reator nuclear da planta de Fukushima Nº1, onde surgiu a explosão tenha sofrido sérios danos.  “Precisamos saber, agora, o que explodiu: se foi o recinto de confinamento, a configuração do caso é a mesma de Chernobyl”, disse à France Presse Stéphane Lhomme, da organização Observatório Nuclear.

Anúncios
Posted in: Mundo