Morre o Ex-Vice-Presidente José Alencar

Posted on março 29, 2011 por

0


Faleceu na tarde desta terça-feira (29), o ex-vice-presidente da república José Alencar, às 14h41, por falência múltipla de órgãos. Alencar tinha 79 anos e estava no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O ex-vice-presidente estava internado desde ontem, segunda-feira (28), na Unidade de Terapia Intensiva, com um quadro de subclusão intestinal. Político mineiro, ele lutava contra um câncer na região do abdômen há 13 anos.

José Alencar na Homenagem em São Paulo (25 de Janeiro)

José Alencar na Homenagem em São Paulo (25 de Janeiro)

José Alencar ficou um período internado durante o natal e ano novo, onde a situação clínica se complicou. No dia 26 de janeiro, ele havia recebido autorização da equipe médica para ficar em casa, antes no dia 25, ele havia recebido uma homenagem no aniversário de São Paulo. Durante o período de internação, Alencar manifestou vontade de ir a posse da Presidente Dilma Rousseff, porém suas condições não o permitiram.

O ex-vice-presidente, travou uma longa batalha contra o câncer. Nos últimos 13 anos, ele enfrentou uma série de operações e tratamentos médicos. Foram mais de 15 cirurgias, e em abril de 2010 desistiu da candidatura ao Senado para se dedicar ao tratamento da doença.

Desde 1977, foram mais de  dez cirurgias para  a retirada de tumores no ri, estômago e região do abdômen, próstata, além de uma cirurgia no coração em 2005. A maior dessas cirurgias, foi realizada em janeiro de 2009 e durou cerca de 18 horas, nove tumores foram retirados, exames realizados posteriormente constataram no entanto, a recorrência da doença.

José Alencar e o Ex-Presidente Lula

José Alencar e o Ex-Presidente Lula

Em 2010 Alencar recebeu uma boa notícia, onde o tumor que ele tinha havia apresentado redução. Porém alguns meses depois, ele começou a ter problemas de doença paralelos ao câncer. Como pressão alta, isquemia cardíaca e obstrução grave de uma das artérias. De lá para cá a situação de Alencar alternava, entre a ficar em casa e estar no hospital.

José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.

Anúncios
Posted in: Política