Tokyo Eletric Power CO Desativará 4 Reatores em Fukushima

Posted on março 30, 2011 por

0


A companhia japonesa Tokyo Eletric Power CO (Tepco), informou nesta quarta-feira (30) que irá sucatear quatro dos 6 reatores da usina nuclear de Fukushima Daiichi, enquanto o país se esforça para controlar a crise nuclear duas semanas após o forte terremoto que provocou um tsunami que destruiu parte do complexo da Usina, e devastou o japão. 

Visão aérea do Complexo Nuclear de Fukushima

Visão aérea do Complexo Nuclear de Fukushima

A empresa também disse que os esforços para conter a o vazamento de radiação leva algum tempo, segundo um dos executivos da Tepco, Tsunehisa Katsumata, “várias semanas” será pouco tempo para estabilizar os reatores. Em um sinal de que a dimensão do acidente foi grande, Katsumata admitiu em entrevista coletiva, que o custo da compensação do desastre irá prejudicar financeiramente a empresa, que se esforçará para evitar a nacionalização.

”Pedimos desculpas por provocar no público ansiedade, preocupação e problemas devido às explosões em prédios do reator e da liberação de materiais radioativos”, disse Katsumata no escritório da companhia em Tóquio. “Nós não temos escolha a não ser sucatear os reatores 1 a 4, se olharmos para as suas condições objetivamente”, acrescentou Katsumata em um momento em que os trabalhadores continuam os esforços para impedir o superaquecimento e para restaurar os sistemas de refrigeração.

A empresa informou também que os reatores 5 e 6, do complexo Daiichi, estão estáveis. Muito provavelmente, a empresa desativará os outros reatores e tentará manter a produção de energia a partir dos reatores 5 e 6, até para tentar evitar um crise elétrica no país.

Fonte: G1.com

Posted in: Mundo